Prezados leitores, quero compartilhar com todos vocês este maravilhoso conhecimento, baseado no livro de Stephen R. Covey sobre pessoas altamente eficazes e seus hábitos.
Pensei o quanto é valiosos refletirmos sobre cada um deles, embora de forma breve, e ainda, como podem contribuir conosco em nosso aprendizado sobre lideranças e equipes.
Hábito 1: Proatividade.
Pessoas proativas sentem-se responsáveis por suas escolhas e promovem seu desenvolvimento, conscientes de suas possibilidades .Na prática significa, não responsabilizar outros, por seus problemas ou dificuldades. Vivemos procurando nas pessoas, a culpa que não desejamos sentir, justificando os acontecimentos, como se fossemos meros expectadores de nossa vida. È importante termos o hábito de nos perguntarmos: O que eu fiz ou deixei de fazer para ter este resultado?
Hábito 2: Tenha o objetivo em mente.
Pessoas que traçam objetivos para suas vidas, prospectam melhor seus recursos. È fundamental termos clareza de que sonhos, podem alavancar potencialidades e talentos.
Desta forma, escrever nossa missão de vida, nossos valores e ainda, nossa visão de futuro podem favorecer atitudes assertivas e planejadas. Estabelecer prazos para realização de cada projeto, nos faz ter “ foco” e não desperdiçar energia com detalhes sem iportância.
Hábitio 3 :Saiba Priorizar
Precisamos identificar que tudo que tornou-se urgente, foi importante um dia. Deixamos de fazer coisas relevantes para nossa vida e nos vemos sufocados por situações urgentes, por não sabermos estabelecer prioridades e vencermos nossos sabotadores de tempo. Gastamos nosso tempo de forma nem sempre adequada. Temos sabotadores como : a procrastinação, o perfeccionismo, a dificuldade em dizer “não” e ainda, o desperdiço com assuntos sem qualquer valor agregado para nossos objetivos.Um método eficaz é fazer sempre uma relação de coisas a serem feitas e analisá-las quanto ao impacto de sua não execução a curto e médio prazo.
Hábito 4: Pense em vencer vencer.
Isto significa pensar em possibilidades de ganhos mútuos. Há pessoas que pensam e praticam o vencer /perder, ou ainda o perder/perder. Não valorizam as vitórias alheias, nem desejam aplaudir seus pares. Desta forma, é fundamental respeitar nossos adversários e concorrentes, aplicando com ética nossos conhecimentos e habilidades .
Hábito 5: Primeiro Compreender para ser compreendido.
Praticar a empatia, pode nos ajudar a ouvir melhor e aprender mais com nossos erros e acertos. Compreender significa buscar uma boa intenção sempre, ainda que nos pareça difícil entender o porquê dos erros alheios.
Hábito 6: Sinergizar
Corresponde ao hábito de construir em equipe. De buscar soluções em conjunto, valorizando as boas idéias e as melhores práticas.
Hábito 7: Afinando os instrumentos.
Corresponde a busca efetiva do equilíbrio entre: saúde física, mental, espiritual e emocional. Não basta estarmos bem com uma única dimensão de nosso desenvolvimento. È preciso investirmos nas demais, pois uma não substitui as outras.
Desta forma temos hábitos de independência, interdependência e dependência muito bem definidos que correspondem as vitórias internas e públicas que todo ser humano precisa sentir e possuir. Precisamos praticar estes hábitos com disciplina e verdadeiro desejo de sermos pessoas melhores e deixarmos um legado para aqueles que nos procederem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário