sexta-feira, 22 de junho de 2012

Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes.

Prezados leitores, quero compartilhar com todos vocês este maravilhoso conhecimento, baseado no livro de Stephen R. Covey sobre pessoas altamente eficazes e seus hábitos.
Pensei o quanto é valiosos refletirmos sobre cada um deles, embora de forma breve, e ainda, como podem contribuir conosco em nosso aprendizado sobre lideranças e equipes.
Hábito 1: Proatividade.
Pessoas proativas sentem-se responsáveis por suas escolhas e promovem seu desenvolvimento, conscientes de suas possibilidades .Na prática significa, não responsabilizar outros, por seus problemas ou dificuldades. Vivemos procurando nas pessoas, a culpa que não desejamos sentir, justificando os acontecimentos, como se fossemos meros expectadores de nossa vida. È importante termos o hábito de nos perguntarmos: O que eu fiz ou deixei de fazer para ter este resultado?
Hábito 2: Tenha o objetivo em mente.
Pessoas que traçam objetivos para suas vidas, prospectam melhor seus recursos. È fundamental termos clareza de que sonhos, podem alavancar potencialidades e talentos.
Desta forma, escrever nossa missão de vida, nossos valores e ainda, nossa visão de futuro podem favorecer atitudes assertivas e planejadas. Estabelecer prazos para realização de cada projeto, nos faz ter “ foco” e não desperdiçar energia com detalhes sem iportância.
Hábitio 3 :Saiba Priorizar
Precisamos identificar que tudo que tornou-se urgente, foi importante um dia. Deixamos de fazer coisas relevantes para nossa vida e nos vemos sufocados por situações urgentes, por não sabermos estabelecer prioridades e vencermos nossos sabotadores de tempo. Gastamos nosso tempo de forma nem sempre adequada. Temos sabotadores como : a procrastinação, o perfeccionismo, a dificuldade em dizer “não” e ainda, o desperdiço com assuntos sem qualquer valor agregado para nossos objetivos.Um método eficaz é fazer sempre uma relação de coisas a serem feitas e analisá-las quanto ao impacto de sua não execução a curto e médio prazo.
Hábito 4: Pense em vencer vencer.
Isto significa pensar em possibilidades de ganhos mútuos. Há pessoas que pensam e praticam o vencer /perder, ou ainda o perder/perder. Não valorizam as vitórias alheias, nem desejam aplaudir seus pares. Desta forma, é fundamental respeitar nossos adversários e concorrentes, aplicando com ética nossos conhecimentos e habilidades .
Hábito 5: Primeiro Compreender para ser compreendido.
Praticar a empatia, pode nos ajudar a ouvir melhor e aprender mais com nossos erros e acertos. Compreender significa buscar uma boa intenção sempre, ainda que nos pareça difícil entender o porquê dos erros alheios.
Hábito 6: Sinergizar
Corresponde ao hábito de construir em equipe. De buscar soluções em conjunto, valorizando as boas idéias e as melhores práticas.
Hábito 7: Afinando os instrumentos.
Corresponde a busca efetiva do equilíbrio entre: saúde física, mental, espiritual e emocional. Não basta estarmos bem com uma única dimensão de nosso desenvolvimento. È preciso investirmos nas demais, pois uma não substitui as outras.
Desta forma temos hábitos de independência, interdependência e dependência muito bem definidos que correspondem as vitórias internas e públicas que todo ser humano precisa sentir e possuir. Precisamos praticar estes hábitos com disciplina e verdadeiro desejo de sermos pessoas melhores e deixarmos um legado para aqueles que nos procederem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário