terça-feira, 14 de setembro de 2010

Competências dos Diretores Executivos mais eficientes:

Liderança – Capacidade em inspirar e guiar indivíduos e grupos


Líderes destacados, conforme pesquisa realizada por Daniel Goleman, revelou que a competência emocional corresponde, de forma geral, a cerca de dois terços dos ingredientes do desempenho de um profissional de ponta.

Competências Emocionais, ao contrário das dicas técnicas ou cognitivas, correspondem entre 80% a 100% das que são apontadas pelas próprias companhias como cruciais para o êxito. A Competência emocional interage com as demais Mathev Juechter, presidente da American Siciety for Training and Development, afirma: “A Liderança é quase só inteligência emocional”.

Competências dos Diretores Executivos mais eficientes:

1 – Competências Pessoais como busca de realização, autoconfiança e engajamento.

2 – Competências Sociais como influência, percepção política e empatia.

Essa ampla gama de capacidades caracteriza os diretores executivos de alto desempenho na Ásia, nas Américas e na Europa

3 - Competências Cognitivas - como pensamentos estratégicos, pensamento conceitual e visão de futuro, identificando padrões relevantes m meio à enxurrada de informações.

O poder de um líder de estabelecer um tom emocional positivo ou negativo numa organização; interferem diretamente no desempenho da equipe.

Existem líderes que priorizam a execução de tarefas, outros, as relações de equipe.

De qualquer forma, a liderança exige tomada de decisões que requerem um equilíbrio entre atuar de forma firme, utilizando o poder da posição que detém e usar de persuasão.

O Líder não deve ser passivo, preocupando-se em ser “querido”, não se comprometendo com resultados.

A incompetência pode ser revelada em algo muito comum, como esquivar-se de assumir a direção e deixar que ela vá se arrastando sinuosamente, em vez de conduzí-la diretamente.

De qualquer modo, o Líder precisa estar em constante preparo e aprendizagem, para adequar sua postura aos objetivos propostos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário