segunda-feira, 19 de julho de 2010

Os principais erros na contratação de funcionários

postado por Amanda Camasmie - 10/09/09 às 18:30
Muitos empreendedores acreditam que não é preciso conquistar seus funcionários. Preferem colocar-se em uma posição superior que refletem pensamentos do tipo: “Ele precisa desse emprego. Se não quiser, tem um monte de gente que vai fazer fila”. Você mesmo pode ter decidido deixar um emprego e abrir sua própria empresa porque se sentia tratado assim. Seu patrão perdeu um bom colaborador e ganhou um concorrente melhor ainda. O fato é que com esse pensamento não se conquista comprometimento e muito menos uma boa imagem para sua companhia.
A preocupação com essas duas conquistas pode ser o diferencial para que novos talentos e bons profissionais possam ocupar o quadro de funcionários da sua empresa, por menor que ela seja. Depois de ter aprendido algumas dicas de como recrutar funcionários, confira 20 erros que podem levar o entrevistado a fechar as portas na sua cara, em artigo para o portal Empregos. As dicas são de Mauro Hollo, sócio-diretor da Konsult Consultoria em Recursos Humanos, com mais de 28 anos de experiência em empresas nacionais e multinacionais como Coca-Cola, Avon e Brastemp.
O que um entrevistador não deve fazer
1. Chame o candidato da sala sem se levantar da cadeira ou mande a secretária levá-lo até você. Afinal, você é muito importante.
2. Cumprimente o candidato como um velho amigo: “Oi cara, tudo legal?”, “Vamos lá, amigão!”
3. Convide-o para bater um papo: “Vamos lá conversar”, “vamos lá bater um papo”.
4. Fale só da empresa e não deixe o candidato falar. Ele está aqui para ouvi-lo.
5. Discurse sobre o cargo. Afinal, o candidato tem que saber tudo mesmo e você não precisa saber nada sobre ele.
6. Mostre que você tem boa cultura. O candidato precisa perceber o quanto você sabe.
7. Não se esqueça de comentar sobre outras empresas. Mostre que você tem grandes conhecimentos do mercado.
8. Pergunte se o candidato está entendendo. Ele pode ser um pouco limitado.
9. Nunca deixe o candidato perceber que você tem algo de humano (sentimentos, emoções, ambigüidades). Já pensou o que ele poderá pensar de você?
10. Se precisar perguntar algo ao candidato, é importante que você tenha todas as questões elaboradas. Não pergunte nada fora do roteiro. Você sempre sabe o que é importante conhecer sobre ele.
11. É importante saber muito sobre a vida sexual do candidato. Não se esqueça: isso pode ser um fator decisivo para a contratação.
12. Antes da conversa, aplique todos os testes necessários, inclusive os de habilidades, aptidões e Q.I.. A crença de que o homem deve ser racionalmente medido é tradicional.
13. Em nenhuma hipótese discuta o que “descobriu” nas avaliações psicológicas, pois devemos manter essas informações em segredo.
14. Não dê abertura para discutir sobre a entrevista e suas impressões. Você faz isso há tanto tempo que não tem mais dúvidas: a sua opinião é a melhor do mundo.
15. Se no processo houver “dinâmica de grupo” ou “prova situacional”, não diga nada ao candidato. O efeito surpresa é fundamental.
16. Seja sempre “o professor” ou o “papai-sabe-tudo”.
17. Ah! Não permita que o candidato pergunte, pois tudo já foi explicado. Afinal, você é ótimo!
18. Pode prometer que a vaga é dele.
19. Não deixe claro que sua torcida é só para ele. O candidato poderá até se apaixonar por você!
20. Encerre com um abraço fraternal e com um “até breve”
Provavelmente você já tem uma ideia do porquê de seu candidato pode não ter aceitado aquela vaga tentadora, não? Se você também conhece mais algum erro para compartilhar, comente.
Tags: dicas, Recursos Humanos

Nenhum comentário:

Postar um comentário