sexta-feira, 23 de outubro de 2009

O Brasil e as Olimpíadas


O que isto representa para milhões de brasileiros, espalhados pelo Brasil?
Neste caso posso responder apenas em meu nome.

Quando ouvi os resultados do Comitê Olímpico Internacional pela televisão, no último dia 02 de outubro , senti uma emoção profunda, pois como brasileira, comecei a pensar que país é este que o mundo descobriu? Que país é este que o brasileiro precisa descobrir?
Saber de nossas dificuldades, de nossas fraquezas e assim mesmo obter o reconhecimento mundial de competência, para receber o mundo em nossa casa, é algo para se pensar...
Olhei para o meu país e me perguntei: O que é o Brasil?
Comecei o obter algumas respostas que me fizeram entender porque escolheram o meu país.

Um estudo do Ministério dos Esportes estima que, até 2016, o movimento adicional da economia brasileira seja de US$ 24,4 milhões e 120 mil empregos serão gerados durante a fase de preparação das Olimpíadas.
A Folha de S. Paulo informa que, na qualidade de organizadora da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016, o Ministério do Turismo registrará um aumento considerável no fluxo de turistas a partir de 2010 além dos 1,8 milhão de viajantes que a cidade já recebe anualmente.
O jornal francês Le Monde concluiu em um artigo que Lula tem razão de classificar a crise no Brasil como um "mal-estar" e destacou que a recuperação da economia mundial está agora nas mãos dos países do BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China).
O Ministério do Trabalhou indicou que outra prova da recuperação brasileira é que, durante agosto, o sistema econômico gerou um recorde de 242.126 novos empregos e conquistou o melhor resultado desde setembro de 2008, quando foram gerados 282.841 novos postos de trabalho.
"Em cinco anos, o Brasil já conseguiu alcançar a Meta do Milênio de reduzir a pobreza pela metade dentro de um período de 15 anos", Marcelo Neri, coordenador do Centro de Políticas Sociais da FGV, anunciou à DPA.
As maiores reservas conhecidas em zonas da faixa pré-sal até o momento identificadas , estão na porção sul-americana no litoral do Brasil, enquanto, no lado africano, existem áreas pré-sal em processo de exploração (em busca de petróleo) e mapeamento de reservas possíveis no Congo e no Gabão .
Uma alemã escreveu: motivo para amar o Brasil:
tomar o café da manhã na varanda, lendo DIE , olhando para o Pão de Açúcar, o mar e o Cristo Redentor.
Motivo para amar o Brasil:
...de mais a mais, comendo manga e mamão, frutas raras e portanto caras na Alemanha, principalmente no inverno.
Passar o fim de semana na maravilhosa Ilha Grande,
Não esquecer, já que estamos falando, de novo, em comida: goiabada com queijo, pão de queijo, ou simplesmente arroz com fejão. Dia a dia delicioso. Descansar na rede, tomando um suco natural.
Este país não só tem lojas verdes - é mesmo um mundo verde, um paraíso natural. Até o Rio é perfurado de morros e outros espaços verdes, e talvez a única grande cidade que incluia um parque nacional.
Motivo para amar o Brasil:
o povo aberto e amigável, apesar da citada desconfiança; que adora a conversação e que recebe estrangeiros como eu com braços abertos.
Pareceu-me ser uma oportunidade dos gevernantes olharem para esta riqueza e começarem a pensar menos neles próprios e resgaterem , ou até criarem, amor pelo seu país.
Amor este, que pode ser mensurado pela dedicação, pelo comprometimento e seriedade em tratar questões sérias como: educação,segurança, moradia, saúde pública, saneamento básico, inclusão social, entre outros.
Precisamos , por amor ao nosso páis, cuidarmos mais dele.
Precisamos nos irritar com as injustiças e demonstrarmos nas urnas que desejamos uma cultura melhor, uma condição de vida melhor e um motivo a mais para nos orgulharmos não só da natureza, mas dos governantes que administram nosso país. Sentirmos orgulho de nós mesmos, por termos comportamentos éticos e alinhados a valores humanitários e justos.
Precisamos desenvolver nossa cidadania e representá-la de forma coerente em nossas atitudes do dia-a-dia.
Eu quero estar no Rio de Janeiro em  2016!!!!!
E Você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário